Seguro viagem: por que fazer antes de viajar?
Durante uma viagem, tudo o que não desejamos é que ocorram emergências de saúde ou acidentes que envolvam nosso bem-estar, seja físico, seja material. No entanto, precisamos ter em mente que isso pode ocorrer eventualmente. Por isso, seja a lazer ou a trabalho, o seguro de viagem é um item obrigatório para qualquer viajante.
Continue lendo e entenda mais sobre a importância de contratar um seguro viagem. Boa leitura!
A importância do seguro viagem
A principal função de um seguro viagem é oferecer segurança e a certeza de que terá acesso a atendimento médico e hospitalar durante a sua viagem sem ter que desembolsar valores astronômicos. Afinal, imagine arcar com remédios, consultas e até mesmo internações no exterior?
Inclusive, você sabia que há países, como os integrantes do Espaço Schengen, que exigem um seguro viagem que forneça uma cobertura mínima de € 30.000?
Como funciona o seguro viagem?
O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Além disso, ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.
Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?
Mesmo que ambos os serviços sejam chamados de seguro viagem, é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato.
Seguro Viagem
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora, de acordo com os limites de valores estabelecidos em contrato. Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirmar o atendimento.
E mesmo que seja burocrático e trazer muitas dores de cabeça, a vantagem desse serviço é o viajante ter liberdade de ser atendido em qualquer lugar, sem se preocupar se o estabelecimento faz parte da rede conveniada do seguro.
Assistência viagem
Ao escolher a assistência viagem, o atendimento será todo arcado pela seguradora contratada dentro dos limites previstos no contrato.
O viajante deve entrar em contato com a empresa contratada quando houver uma necessidade e ela indicará um local para que o atendimento seja realizado. Assim, o segurado não precisará desembolsar nada. No entanto, há a desvantagem da obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
O que o seguro de viagem cobre?
Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto, eles oferecem outras garantias para os viajantes, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até mesmo funeral.
Confira abaixo as principais coberturas dos seguros de viagem:
- Atendimento médico e odontológico 24h;
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
- Visita ao segurado hospitalizado;
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
- Despesas farmacêuticas;
- Hospedagem após alta hospitalar;
- Remarcação de passagem para regresso;
- Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
- Assistência funeral;
- Indenização no caso de morte;
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
- Localização de bagagem extraviada;
- Indenização no caso de extravio de bagagem;
- Despesas jurídicas;
- Pagamento antecipado de fiança.
Como contratar um seguro viagem?
Os seguros de viagem podem ser contratados de diversas formas:
- em empresas especializadas em seguro;
- no próprio banco do viajante;
- diretamente com a companhia aérea escolhida para a viagem;
- no site onde a compra da passagem foi realizada;
- em agências de turismo
- operadoras de cartão de crédito.
Lembrando que o seguro viagem não é destinado apenas a viagens internacionais, ok? Caso você não tenha um plano de saúde no Brasil e vá viajar, é aconselhável você contratar esse serviço sim!
Seguros viagem especiais
Há casos que pedem a contratação de seguros de viagem especiais, como por exemplo:
- práticas de esportes como esqui, snowboard, escalada, megulho;
- adultos acima de 70 anos;
- mulheres grávidas.
Por isso, ao contratar um seguro viagem, informe todos os dados dos passageiros corretamente.
Conte com o suporte da Fibratur
O seguro viagem é garantia de proteção dos seus dias de descanso e da sua viagem de trabalho.
E caso não saiba qual escolher, fique tranquilo, a Fibratur possui mais de 20 anos de experiência no mercado e está a sua disposição para te ajudar na escolha ideal.





