9 Estações de Esqui na América do Sul
Se em dezembro inicia a temporada de neve no Hemisfério Norte, é em julho que começa a melhor época para os amantes de neve na América do Sul! E para a sorte dos brasileiros, os países vizinhos contam com diversas estações de esqui na Cordilheira dos Andes.
Inclusive, você sabia que algumas delas estão entre as melhores do mundo? Por isso, a Fibratur decidiu te ajudar com os
9 principais destinos para aproveitar a temporada de neve no Hemisfério Sul e também com algumas dicas.
Boa leitura!
Chile
Corralco
Localizada dentro da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, a estação Valle Corralco é uma boa alternativa para quem gosta não só do esporte, mas também de apreciar uma bela paisagem.
Sua base está a 1.480 metros acima do nível do mar e seu ponto mais alto alcança os 2.300 metros. Para os esquiadores de plantão, a estação oferece 25 pistas, além de possuir cinco ski lifts (três são de puxar e dois são chairlifts).
Chillán
A estação de esqui Nevados de Chillán ainda não é um destino tão famoso entre os brasileiros quanto o Valle Nevado, mas sua paisagem cinematográfica é um dos principais motivos para conhecê-la: vales, montanhas e bosques nevados tornam a experiência de praticar esqui ou snowboard ainda mais especial.
Além disso, a estação conta com mais de 35 quilômetros de pistas – incluindo a mais extensa de todo o hemisfério Sul, Três Marias, com 13 quilômetros de descidas e vistas incríveis da natureza da região.
E para quem procura diversão além das pistas e do centro de esqui, é possível agendar passeios de trenó puxado por cães ou de snowmobile pelos bosques.
Portillo
Encravada no meio dos Andes, a apenas 3 km da fronteira com a Argentina, e à beira da estrada que leva até Mendoza, Portillo tem uma localização paradisíaca, com o adendo espetacular da Laguna del Inca, de águas escuras e parcialmente congelada durante a temporada de neve.
Ski Portillo é a primeira estação de esqui da América do Sul e faz parte da história mundial do esporte de neve. Além das pistas com fácil acesso, a estação oferece o Heliskiing – prática de esqui alpino com acesso de helicóptero – que proporciona uma das mais emocionantes descidas pelas montanhas.
Valle Nevado
A apenas 60 km da capital chilena, e com muitos dias de sol por ano durante a temporada, o Valle Nevado conta com 9.000 hectares de área esquiável.
Com um total de 34 pistas de Esqui, das quais 4 são para principiantes, 10 de nível intermédio, 14 para esquiadores avançados e 6 para expertos. Além disso, na estação também existem 11 meios de elevação (andariveles) e um helicóptero para chegar a lugares de difícil acesso.
E uma curiosidade: para dias em que não tenha nevado durante um longo período, Valle Nevado conta com máquinas que fabricam neve artificial, aplicando sobre 6 das 34 pistas.
Argentina
Catedral Alta Patagônia
Não é à toa que essa é estação de ski mais famosa da Argentina e uma das queridinhas dos brasileiros! Além das pistas para todos os níveis de dificuldade e uma imensa área esquiável, as belezas da região transformam cada momento em uma experiência única.
Aos pés da montanha de Cerro Catedral e às margens do deslumbrante lago Nahuel Huapi, estão todos os serviços que um visitante pode precisar: hotéis, restaurantes, lojas, uma pequena galeria e até um shopping.
Cerro Bayo
A menos de 100 quilômetros de Bariloche, a estação de esqui Cerro Bayo também está às margens do lago Nahuel Huapi – e proporciona visuais deslumbrantes de uma paisagem composta por bosques, montanhas e lagos. No entanto, a cidade de Villa la Angostura tem um perfil mais exclusivo e sossegado, permitindo que os esquiadores se deleitem por pistas e lifts com tranquilidade.
As 25 pistas de esqui e a área esquiável de 460 hectares estão apoiadas por uma infraestrutura de altíssima qualidade, que inclui internet sem fio e diversos restaurantes espalhados pela estação, 16 meios de elevação e mais dias para esquiar em Cerro Bayo, já que a altitude da estação é mais elevada e a neve cai por mais tempo.
Chapelco
Eleita 6 vezes como o melhor resort de inverno da Argentina, Chapelco atrai esquiadores não apenas pela moderna infraestrutura – que inclui um sistema de skipass automatizado com chips e internet sem fio por toda a estação – mas também por suas 28 pistas e a ampla área de ski off-track.
Localizada próxima à fronteira com o Chile, a estação de esqui Chapelco ganha como bônus a geografia única da Cordilheira dos Andes, além da paisagem exuberante da patagônia argentina e do lago Lanín.
A cidade de San Martín de los Andes, na base da montanha, mantém o charme de vilarejo alpino, com chalés de madeira e pedra, cafés e ruelas estreitas onde é possível encontrar restaurantes servindo o melhor da gastronomia regional e bares para relaxar depois de um dia nas pistas.
Las Leñas
Localizada numa das regiões mais remotas da Cordilheira dos Andes, a estação de esqui de Las Leñas combina o conforto e a tranquilidade de um refúgio entre as montanhas com a adrenalina das melhores pistas de ski e áreas de esqui off-track e a badalação de hotéis com diversas opções de vida noturna.
Com 175 quilômetros de área esquiável e uma das maiores pistas de esqui do hemisfério sul, com sete quilômetros de descida e exuberantes paisagens, Las Leñas é a queridinha dos mais experientes: 85% das pistas é dedicada a eles.
Para os iniciantes no esporte, há uma área de mais de mil metros de extensão e baixa inclinação, perfeita para os primeiros movimentos.
A estrutura do centro de esqui ainda conta com shopping, quase 20 restaurantes e bares, museu e spa, além de várias opções de hospedagem com todo o conforto e a praticidade de um resort ski-in/ski-out.
Ushuaia
A Estação de Ski e Snowboard Cerro Castor, foi construída sobre a ladeira sul do Cerro Krund, a 26 quilômetros de Ushuaia, a cidade mais austral do Mundo. É a escolha ideal para aqueles que curtem belas paisagens, pistas com equipamentos modernos e a famosa neve powder, fresca e fofa, que cai em abundância na região.
Privilegiada por sua localização e formação geográfica, a “cidade do fim do mundo” beneficia a estação de esqui Ushuaia com encostas que desafiam todos os níveis de esquiadores e uma das mais longas temporadas de ski da América do Sul, de junho até outubro.
Inclusive, é possível descobrir toda a exuberância da natureza da Terra do Fogo em passeios de trenós puxados por cães, caminhadas com raquetes de neve e cruzeiros pelo mar austral – onde é possível observar pinguins e leões marinhos, habituais visitantes da região.
A Fibratur te leva para a Temporada de Neve na América do Sul!
Sim, são muitos destinos! Mas nós temos certeza que um deles pode ser o destino ideal para uma viagem para a neve no seu estilo.
Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e conte com a nossa experiência para preparar um roteiro incrível e recheado de aventuras!





